domingo, 16 de janeiro de 2011

Não culpe, a chuva

















A chuva é um bem natural. Devemos ser gratos por morar numa região que praticamente todos os meses, chove. Imaginem, as pessoas que passam meses pedindo a Deus “-por uma gota de chuva”, como por exemplo, algumas regiões do Nordeste.

Vejam como são as coisas, enquanto tem pessoas sofrendo na região Sul, por muitas chuvas. Tem famílias sofrendo na região Nordeste, por falta de chuvas.
Mas, porque tem gente pedindo a Deus “-não mande chuva!”.
Vamos pensar!

Cada vez mais o homem apodera-se do espaço da natureza. As matas ciliares deram lugar aos barracos, em plena as margens do rio. E as toneladas de lixos que sufocam os rios e igarapés. Seus leitos são aterrados pelo processo de urbanização que avança os espaços.

As cidades têm seu planejamento urbano, aí está nossa resposta, “o planejamento”. Um relacionamento de prevenção, alerta, conscientização do governo com a população.
A população tende a buscar um cantinho pra morar próximo ao centro popular da cidade. A maioria dos centros encontra-se próximos das margens do rio. Há os lugares que por falta de moradia, causa tumulto de casas por cima de outras, exemplo, as favelas nos morros, no Rio de Janeiro.

Os solos impróprios pra moradia. A chuva vem e as águas arrastam com facilidade de morro abaixo. As muitas chuvas, os rios se alegram e buscam seu lugar de direito.

Essas tragédias acabam? Não. Mas, podem ser amenizadas. Adotemos o exemplo, de alguns países, onde o mais importante, a vida, é protegida.

O homem inteligente aprendeu a conviver com os fenômenos naturais, e pode aprender mais e mais. Porém, sem ameaçar a natureza. Porque, as ameaças sempre se voltam contra o ameaçador.
Luciane Moraes

e-mail: olharacreano@gmail.com

6 comentários:

  1. Pois é amiga....a natureza grita....o povo chora e os governantes (só eles)
    nao sabem que a prevenção ainda é a soluçao.
    Ando muito triste com tudo isso.
    Abraço e bom domingo.

    ResponderExcluir
  2. Yes, what you have said, is absolutly right. They, (government) think that it won't come about while they are in power, and huge profiteers can get their hands filthy.

    ResponderExcluir
  3. Tens razão,Lu...falta muito ainda pra que se possa dizer que temos consciência. Um beijo da praia, em férias, num paraíso em SC!chica

    ResponderExcluir
  4. Concordo com você, amiga. Não tem como superar ou impedir o curso da natureza, porém, nada como prevenção e planejamento para impedir tragédias.
    Bjokas

    ResponderExcluir
  5. Oi Lu
    Realmente aquela cidadezinha é um charme único.
    Todas essas catástrofes , são provocadas pela irracionalidade do ser humano. Nós nunca aprendemos.
    Bjux

    ResponderExcluir
  6. Una espectacular foto y cuanta razón tienes en tus palabras. Un saludo

    ResponderExcluir

Críticas, sugestões,...Tudo é bem vindo! Fique a vontade!

Amigo(a)! Muito obrigada! Pelo seu comentário!
TUDO DE BOM! Pra você! FELICIDADES!!!