quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Porque, o Acre é considerado distante



















Foto: Luciane Morais
A expressão de que “o Acre não existe” decorre da distância que este se encontra dos polos de desenvolvimento e também da sua anexação tardia (história do acre) ao restante do país.


A região administrativa, “Brasília” está a 3.123 km de distancia do Acre; São Paulo a 3.604 km; Rio de Janeiro a 3.989 km em relação ao Estado do Acre. Isso faz com que seja considerado distante, principalmente porque está longe desses polos de desenvolvimento econômico, locais atrativos para a população brasileira. Como o nosso Estado fica no extremo Sudoeste da Amazônia, torna-se distante do litoral e dos principais polos de movimento econômico (Sul, Sudeste).


E o Acre por não apresentar polos tão atrativos, quantas de outras regiões do país, acabou ficando esquecido por muito tempo. Porém, nas últimas décadas (1970-2000) tivemos acontecimentos que deram destaque ao nosso Estado. Os movimentos sociais – a representação de Chico Mendes que ganhou forma nacional e internacional com o lema da preservação ambiental. Os governantes políticos atuais, exemplo, Marina Silva.

A vegetação, por estarmos situados na região amazônica, tem-se o interesse pela fauna-flora, principalmente devido ao contexto ambiental que temos hoje na valorização dos recursos naturais.


Os projetos políticos de desenvolvimento sustentável (RECA, Polos Agroflorestais, etc), a criação e ampliação do turismo na região (Xapurí – local onde viveu Chico Mendes); a própria arquitetura urbana atual (1999-2009), os quais vem abrindo portas para um desenvolvimento econômico, lazer e cultura para nós acrianos e visitantes de outras localidades.
Em suma, o Acre tem uma localização importante, juntamente com os países (Peru e Bolívia), na chamada “Fronteira Trinacional”, e a estrada do Pacífico, onde simbolicamente representa uma integração regional, e importante para o desenvolvimento econômico e cultural entre ambos.


Luciane Moraes

Referência bibliográfica
SILVA, Silvio Simione da (org.). Acre: Uma visão temática de sua Geografia. Rio Branco, 2005.

3 comentários:

  1. You are so brilliant, I could not work that out, Lu.

    ResponderExcluir
  2. Continuando o seu comentário...
    E também no Acre existe pessoas especiais como a Lú, que acredita na justiça, na sustentabilidade, no respeito com os povos indígenas, numa educação acessível para todos (ribeirinhos), enfim o respeito com a natureza (que com as multinacionais já foi p/ brejo faz um bom tempo...).

    Xiiii! Lú, acho que me emocionei, o caminho é este mesmo temos que "cantar" a nossa aldeia, nós somos iguais e temos que lutar por isto.

    Gostei do post, mas acho que deu p/ perceber rsrsrsr

    Boa noite!

    Bjs.

    ResponderExcluir
  3. Lindo post e o ACRE deve merecer reconhecimento e respeito...beijos,chica

    ResponderExcluir

Críticas, sugestões,...Tudo é bem vindo! Fique a vontade!

Amigo(a)! Muito obrigada! Pelo seu comentário!
TUDO DE BOM! Pra você! FELICIDADES!!!