segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Estive em Porto Velho - RO


















Oi! Meus amados amigos!
Fiz uma pequena viagem a Porto Velho - RO.
Fui na quinta-feira (27/01) a noite e voltei no domingo (30/01) pela manhã.
A viagem foi de ônibus "empresa Eucatur". Gostei!
De Rio Branco a Porto Velho de ônibus, são 10 horas de viagem.
*Fotos da praça Madeira-Mamoré, e do lindo rio Madeira.



















































































quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Parque Ambiental Chico Mendes

















Olá! Amados amigos!
Tirei estas fotos no domingo (23/01/2011) a tarde, depois da chuva.
O parque Chico Mendes é localizado em Rio Branco - Acre
Rodovia Ac-040.
Para quem quer ir de ônibus até lá: é só se dirigir ao terminal urbano, e pegar o ônibus: Santa Maria - Vila Acre.










































































































segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Dá o que recebe?


Isto está certo – eu dou conforme recebo. Recebo amor, dou amor. Recebo desamor dou desamor. Amo quem me ama. E não amo quem não me ama. As vezes parece ser mais fácil amar quem nos ama. Mas, se eu amo só quem me ama, serei insegura e poucos amores terei em minha vida. Porque o amor é uma conquista.

Você deve amar sem espera a mesma retribuição. É como dar um presente a alguém de coração, sem espera outro em troca. Quando nos dedicamos ao amor, com atenção, carinho, companheirismo, tudo a nossa volta se transforma. Porque, quando menos espero me vejo rodeada de amigos verdadeiros, meu coração vive plena alegria, pois, passo a enxergar as qualidades das pessoas e não os defeitos.


Jesus quando caminhava por estas terras, passou por muitas humilhações, mas sempre amou e ama a todos sem distinção de raça, sexo, cor. E a palavra do senhor é que – amemos até nossos inimigos. Sabemos, que isso é difícil, mas não é impossível. Com certeza se esse mundo fosse mais cheio de amor, menos violência, egoísmo, inveja, veríamos. Se nos amassemos mais a nós mesmos e os outros, o mundo seria mais humano.

Assim, diz o senhor: “Amai-vos uns aos outros como eu vos amei”.

Para que possamos amar o outro, primeiramente devemos nos amar, olhar no espelho e ver, uma pessoa LINDA, alegre... aí sim, estamos pronto para amar o outro.

Amar é cuidar, é ensina o bom caminho, é falar a verdade. Agora, veja bem, amor não sacrifício. Se a pessoa que você ama está se aproveitando do seu amor, para te fazer sofrer. Afaste! Esqueça! Busque um novo amor. O que você não pode é deixar que algumas desilusões feche seu coração ao amor. Porque, há alguém especial a sua espera.

O amor é cotidiano. É um bom dia; é um abraço ao amigo; é uma atenção carinhosa aos pais; é tirar um tempo livre para brincar com os filhos. O amor tem que ser diário, fazer parte do nosso dia-a-dia.

Dá amor. Não se pode levar a vida – no “bateu, levou”. E aí, você vai descobrir o amor, assim? Não. Porque se você se acostuma só a bater...e bater. Você não terá capacidade de enxergar o amor.

Com amor se resolve os problemas. Com amor não se discute, conversa e chega ao acordo. É como o verso da música “só o amor é a saída, limpa constrói, concebe e procria. Somente o amor cura a ferida que alguma vez nos causou tanta dor

Em suma, “simplesmente ame!”.


Escrito por: Luciane Moraes

sábado, 22 de janeiro de 2011

Quadro em marchetaria















Artista: Manuel
Onde encontar: Mercado Velho - Rio Branco/Acre

Fotos: Luciane Moraes

Meus amados amigos, um ótimo final de semana pra vocês. TUDO DE BOM!
DEUS ABENÇOE A TODOS!!!!!!!

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Ocarina


















Do sopro
ela abriu os olhos.
Laço azul de fita,
no cabelo.
Vestido velho,
amarelado.
Afeto!
Presente de aniversário
do pai -
aos quinze anos.
Todos querem:
que ela case
com o moço
mais bonito,
da praça.
Ocarina sabe -
que precisa tecer
alguns versos.
Um lenço branco,
na mão,
procura seu par:
Pelos olhos;
Pelo sorriso;
Pelo som dos pássaros.
Ocarina
Irá conquistá-lo.


Luciane Moraes

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Coruja de ouriço da castanha-do-Pará






































Fotos: Luciane Morais

Onde encontrar esses artesanatos: Loja - Arte Acre Brasil
Local: Mercado Velho - Rio Branco/Acre

domingo, 16 de janeiro de 2011

Não culpe, a chuva

















A chuva é um bem natural. Devemos ser gratos por morar numa região que praticamente todos os meses, chove. Imaginem, as pessoas que passam meses pedindo a Deus “-por uma gota de chuva”, como por exemplo, algumas regiões do Nordeste.

Vejam como são as coisas, enquanto tem pessoas sofrendo na região Sul, por muitas chuvas. Tem famílias sofrendo na região Nordeste, por falta de chuvas.
Mas, porque tem gente pedindo a Deus “-não mande chuva!”.
Vamos pensar!

Cada vez mais o homem apodera-se do espaço da natureza. As matas ciliares deram lugar aos barracos, em plena as margens do rio. E as toneladas de lixos que sufocam os rios e igarapés. Seus leitos são aterrados pelo processo de urbanização que avança os espaços.

As cidades têm seu planejamento urbano, aí está nossa resposta, “o planejamento”. Um relacionamento de prevenção, alerta, conscientização do governo com a população.
A população tende a buscar um cantinho pra morar próximo ao centro popular da cidade. A maioria dos centros encontra-se próximos das margens do rio. Há os lugares que por falta de moradia, causa tumulto de casas por cima de outras, exemplo, as favelas nos morros, no Rio de Janeiro.

Os solos impróprios pra moradia. A chuva vem e as águas arrastam com facilidade de morro abaixo. As muitas chuvas, os rios se alegram e buscam seu lugar de direito.

Essas tragédias acabam? Não. Mas, podem ser amenizadas. Adotemos o exemplo, de alguns países, onde o mais importante, a vida, é protegida.

O homem inteligente aprendeu a conviver com os fenômenos naturais, e pode aprender mais e mais. Porém, sem ameaçar a natureza. Porque, as ameaças sempre se voltam contra o ameaçador.
Luciane Moraes

e-mail: olharacreano@gmail.com

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Desastre

















Como chove!
Quanta chuva!
Meu barraco
a correnteza
levou,
em meio a lama.
Oh! Meu Deus.
Obrigada! Pela vida.
Ajuda-me a reconstruir,
o que perdi.
Dá-me forças,
pra lutar.
E um novo barraco
levantar,
em um novo lugar.



Luciane Moraes


Olá! Amados amigos!
Que triste o que vem acontecendo no RJ e SP.
Sabemos, que tudo isso é falta de planejamento; organização; prevenção - serviços de monitoriamento, planos de alerta.
Que Deus possa confortar as pessoas vítimas desse desastre.
E que haja muita solidariedade!
E que os governantes achem as soluções e resolvam, invistam em melhorias. Que mudem realmente, para que não mais vejamos essa triste tragédia causada por chuvas.
Vamos respeitar a natureza! Protegendo as margens do rio! ...

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Produtos artesanais de látex

















Mapinguari - é uma lenda Amazônica. Um gigante da floresta. Com o cheiro horrível. Com um único olho na testa. Quer saber mais

















Chaveiros














Tudo de látex, até os saquinhos


















Tartaruguinhas


















Mini borrachinhas



















Tatus


Fotos: Luciane Moraes
Local: Mercado Velho - Rio Branco/Acre

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Mercado Velho

















O Mercado Velho fica localizado no centro da cidade de Rio Branco. Próximo as margens do rio Acre.
É um local que faz parte do patrimônio turístico do Acre.
No Mercado Velho você encontra artesanato da região e do país visinho (Peru), também tem plantas e ervas medicinais. E comidas típicas.
























Calçadão do Mercado Velho

Amigos, em Dezembro (2010) tirei algumas fotos dos artesanatos no local, aguardem as próximas postagens.
Fotos: Luciane Moraes

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Porque, o Acre é considerado distante



















Foto: Luciane Morais
A expressão de que “o Acre não existe” decorre da distância que este se encontra dos polos de desenvolvimento e também da sua anexação tardia (história do acre) ao restante do país.


A região administrativa, “Brasília” está a 3.123 km de distancia do Acre; São Paulo a 3.604 km; Rio de Janeiro a 3.989 km em relação ao Estado do Acre. Isso faz com que seja considerado distante, principalmente porque está longe desses polos de desenvolvimento econômico, locais atrativos para a população brasileira. Como o nosso Estado fica no extremo Sudoeste da Amazônia, torna-se distante do litoral e dos principais polos de movimento econômico (Sul, Sudeste).


E o Acre por não apresentar polos tão atrativos, quantas de outras regiões do país, acabou ficando esquecido por muito tempo. Porém, nas últimas décadas (1970-2000) tivemos acontecimentos que deram destaque ao nosso Estado. Os movimentos sociais – a representação de Chico Mendes que ganhou forma nacional e internacional com o lema da preservação ambiental. Os governantes políticos atuais, exemplo, Marina Silva.

A vegetação, por estarmos situados na região amazônica, tem-se o interesse pela fauna-flora, principalmente devido ao contexto ambiental que temos hoje na valorização dos recursos naturais.


Os projetos políticos de desenvolvimento sustentável (RECA, Polos Agroflorestais, etc), a criação e ampliação do turismo na região (Xapurí – local onde viveu Chico Mendes); a própria arquitetura urbana atual (1999-2009), os quais vem abrindo portas para um desenvolvimento econômico, lazer e cultura para nós acrianos e visitantes de outras localidades.
Em suma, o Acre tem uma localização importante, juntamente com os países (Peru e Bolívia), na chamada “Fronteira Trinacional”, e a estrada do Pacífico, onde simbolicamente representa uma integração regional, e importante para o desenvolvimento econômico e cultural entre ambos.


Luciane Moraes

Referência bibliográfica
SILVA, Silvio Simione da (org.). Acre: Uma visão temática de sua Geografia. Rio Branco, 2005.

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Lá vem o meu amor











Um barquinho
a navegar.
Sobre as águas
transparentes
do lago,
dos meus pensamentos.

Ele traz você.
Sob o balançar
das ondas.
Uma viagem.
Passam os dias:
a ver o pôr-do-sol
e as noites de luar.

Um lugar.
Uma paisagem:
Jardim em flor;
águas entre pedras;
borboletas a voar.
Caminhando entre
os girassóis,
de longe
eu vi você.
Vem correndo de braços abertos.
Vou ao encontro:
beijos e abraços.
Estou feliz!
Estou ao teu lado.



Luciane Moraes


















Foto 1 e 2: google imagens


Olá meus amados amigos!

Minha primeira postagem de 2011, que tal começar com um poema de amor. Para quem já tem um amor, ame mais (preste mais atenção na pessoa amada, os detalhes, os gestos - você verá quanta qualidade, e como é especial a pessoa que você ama). Para quem ainda não tem um amor, meus desejos é que encontre "um grande amor". Um amor que o ame do jeito que você é. Seja um lindo amor - carinhoso(a), amigo(a), companheiro (a). Que o respeite e o ame MUITO. E o melhor, que seja um AMOR pra vida toda.